LIANE ABDALLA
BIOGRAFIA
BIOGRAFIA
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Liane Abdalla é uma Artista Visual multidisciplinar graduada em Artes Plásticas pela Universidade de Belas Artes de São Paulo em 1986. Expandiu sua formação se especializando em Arteterapia e concluindo sua pós-graduação em Arte Integrativa nos anos 2020. Sua obra é construída a partir de séries e abrange desenhos, pinturas, monotipias, assemblages e instalações. Explorando técnicas híbridas seus trabalhos dialogam com temas relacionados a natureza, ecologia, ancestralidade e o imaginário oferecendo uma perspectiva contemporânea sobre a transitoriedade da existência.
Ao longo dos anos, Liane incorporou materiais orgânicos coletados no chão de regiões de mata Atlântica e aplicados diretamente em painéis por meio de técnicas de colagem, produziu séries como "NaturArte” e "In Natura" expostas em individuais no Centro Cultura da Caixa Econômica de São Paulo e na Fundação Nacional de Arte. Investigou a relação entre formas naturais e objetos utilitários.
Atualmente tem se dedicado mais intensamente à linguagem do desenho e da pintura em inalações sobre papel, tela e madeira de reuso onde busca criar espaços simbólicos que dizem respeito às subjetividades sensíveis às forças e formas da natureza construindo associações entre a paisagem e o imaginário. Árvores, bosques e florestas assumiram um papel mais central em suas composições e ela abriu novas investigações na busca de cores e linhas criando desenho-pinturas sobre os veios da madeira de reuso, o papel e a tela na condição de suporte. Sua narrativa pictórica parte de pequenos pontos e linhas que se compõem em camadas formando desenhos minuciosos e intrincados utilizando diferentes procedimentos pictóricos para criar ambientes de paisagens fictícias impulsionados por meio da cor.
CURSOS COMPLEMENTARES
Pós-Graduação em Arte Integrativa pela Faculdade Anhembi Morumbi, coordenação de Alexia B. Leirner, 2003 a 2004.
Especialização em Arteterapia – ministrado pela professora e psicóloga Joya Eliezer, presidente da Associação de Arteterapia de São Paulo – 1999 a 2002.
Gradução em Artes Plásticas - Faculdade de Belas Artes de São Paulo, 1982-1986.
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
Programa de Desenvolvimento Artístico – por Shannon Botelho, Thaís Rivitti, Mariana Leme, Lucas Benatti, Anelise Valls e outros, Caso TATO, 2021-2022.
Monotipia, ministrado por Dudi Maia Rosa, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo – 2006.
Curso de Atelier: Desenho e Pintura, ministrado pelo Prof. Luiz Carlos de Almeida, FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado – São Paulo, 2006.
Arte no Contexto Terapêutico - Para formação de Artes Terapeutas, ministrado pela professora e psicóloga Joya Eliezer, FAAP, São Paulo, 1990 a 1992.
Estamparia Industrial, ministrado pela professora Maria Cecilia Peixoto de Castro, FAAP, São Paulo, 1990.
Pintura e Estamparia, ministrado pela professora Cibele Allegreti, FAAP, São Paulo, 1989.
Papel Artesanal, ministrado pela professora Diva Elena Buss, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo MAC-USP, São Paulo, 1985.
Arte Italiana no Século XIX, ministrado pela professora Annatereza Fabris, USP, São Paulo, 1985.
Introdução à História da Arte no Brasil, sob a coordenação da professora Lisbeth Rebollo Gonçalves USP, São Paulo, 1984.
Arte Pós-Moderna, ministrado pelo professor Alberto Beauttenmuller, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1983.
EXPOSIÇÕES COLETIVAS
Individual “In Natura e Arqueologia” - Funarte SP – Fundação Nacional de Artes de SP, exposição selecionada por edital. Meios e suportes: assemblages e telas em areia, sementes, galhos, cascas, pigmentos naturais, vegetais, cristais de rocha moído, carvão. – 2002.
Individual “In Natura” - Conjunto Cultural da Caixa Econômica – Salão Nobre -SP. Meios e suportes: assemblages de folhas, galhos e sementes sobre tela e instalação site-specific canoa, areia e sementes. Dentro da proposta da exposição realiza oficinas para crianças de escola estadual. – 2001.
Individual “NaturArte” - Casa Eucatex -SP – meios e suportes: assemblages de folhas, galhos e sementes sobre tela. Dentro da proposta da exposição realiza oficinas para crianças de escola estadual. – 2001.
Exposição Coletiva Camadas - curadoria Mariana Leme. Galeria Tato. -SP, 2022.
Exposição virtual da Galeria Eixo Arte - RJ, 2022.
Exposição Coletiva Os encontros, As Contingências - curadoria Mariana Leme. Galeria Tato -SP, 2021.
Exposição virtual. Galeria Labyrintus – MG, 2021.
Exposição virtual Projeto Arte Vida Arte – Mulher é Arte. Ava Galeria de Arte – RJ, 2021.
Exposição Coletiva Um Livro Sobre a Morte, arte digital – postais. Museu Brasileiro da Escultura – MUBE – SP 2010.
Do Natural à Tecnologia Inteligente – exposição das obras In Natura no Espaço Cultural Tecnofeal - SP, 2009.
Exposição Coletiva - Espaço First Floor, São Paulo, 2008.
Exposição Série In Natura e Arqueologia, no Espaço Armando Cerello - Campos do Jordão – SP, 2007.
Emoções da Força Viril, curadoria Carmem E. Pousada - Espaço Cultural Vila Über – SP, 2006.
Exposição Coletiva Academia Brasileira de Arte Cultura e História – Dia Internacional da Mulher, 2005.
Exposição Brasil Artshow, promovida pela Galeria 22, no Museu Brasileiro de Escultura-MUBE. São Paulo, 2004.
22a Exposição de Artistas Contemporâneos, Sociarte, curadoria Enock Sacramento. São Paulo, 2004.
Exposição Brasilis. Projeto Expressões e Contornos da Natureza. Produção e curadoria Carmem E. Pousada e Judith Klein, Paris – França, 2003.
21a Exposição de Artistas Contemporâneos - Sociarte. São Paulo, 2002.
Exposição Coletiva Casa da Fazenda do Morumbi. São Paulo, 2001.
Exposição Coletiva “Contemporâneos Brazil” na Amazonas Galery, New York, 2000.
19ª Exposição Coletiva da Sociarte de Artistas Contemporâneos. São Paulo, 2000.
1ª Exposição de Artistas Plásticos Independentes promovida por Atelier Alternativo e Agência Visual, no Centro Cultural Árabe Sírio no Brasil. São Paulo, 1999.
Exposição “Contemporâneo” na Galeria Jo Slaviero, São Paulo, 1999.
17ª Exposição Coletiva da Sociarte de Artistas Contemporâneos. São Paulo, 1998.
1º Salão de Artes Plásticas da Cidade de São Paulo - Norte, com apoio e coordenação do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, 1998.